8 de out. de 2009

CAPITALISMO E PODER



O trabalhador, funcionário, subordinado, operário, e todos aqueles que não estão “no poder” almejam chegar lá um dia. O que permeia a idéia desses coitados é a ingênua sensação de que estar no poder é mandar sem ser mandado, ou ainda,o mais perigoso, aliam poder a liberdade. Mas que liberdade pode ter alguém que para estar no poder ou com o poder foi o mais submisso dos sujeitos?


Até onde a ideologia forja a realidade com tamanha sutileza a ponto de um cidadão, que acredita ser instruído, não perceber que depois de anos de submissão ele só poderia estar impregnado de tudo aquilo que não é mais ele mesmo, e sim, aquilo que ele teve que tornar-se para chegar ao poder.

Quanto mais cargos de suposto poder a ideologia puder criar, mais otários correrão atrás deste poderzinho, se engalfinhando ano a ano por um aumento de cem reais no salário, até chegar lá. Qual seria a função da criação dos cargos, do poder e da hierarquia, dentro de uma instituição, senão fazer com que o funcionário funcione?

0 Comments: